OAB Subseção STM

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Riscos e consequências do sexting e Selfie com nudez

SaferNet em parceria com a Agência Propeg  continua com a campanha global de conscientização.

Os casos de sexting e Selfie com nudez são muito comuns entre adolescentes e jovens. Em 2013, as ocorrências aumentaram 110%. Para conscientizar os usuários sobre o risco da exposição online, começou a veicular nas redes sociais uma campanha global de alerta para as consequências do sexting em um mundo hiperconectado. Batizada de “Selfie”, a campanha atenta para o fato de que “A internet não guarda segredos” e propõe: “Mantenha a sua intimidade off-line”.
A campanha ganhou espontaneamente o apoio e reconhecimento internacional de personalidades, órgãos de governos estrangeiros, especialistas em design, publicidade e diretores de grandes empresas.
Uma pesquisa realizada pela SaferNet e GVT em 2013, com 2.834 jovens brasileiros, revelou que 20% diz já ter recebido conteúdos de sexting e selfie com nudez e 6% reenviou estas imagens a outras pessoas. A maior preocupação relacionada a esta prática de compartilhamento é que uma vez online, perde-se completamente o controle da foto ou vídeo íntimo publicado.
Os adolescentes e jovens devem  fazer boas escolhas na rede, sabendo administrar suas publicações e compartilhamentos para evitar arrependimentos e situações de perigo pois existem muitas pessoas mal intencionadas que se aproveitam de imagens postadas nas redes sociais.
Para a coordenadora psicossocial do SaferNet, a psicóloga e psicanalista Juliana Cunha, os adolescentes e jovens encontraram nos smartphones uma nova maneira de expressar sua sexualidade. ”O selfie com nudez é mais um jogo sexual, numa fase de descobertas que sempre aconteceu na adolescência. O problema é que agora existe uma plateia enorme assistindo a cena e julgando a vítima através das redes sociais”, observa.
Segundo Juliana, uma das fontes de prazer sexual é o olhar e compartilhar essas imagens pode excitar sexualmente os envolvidos. “Para alguns, o fato de se relacionar sexualmente com um completo desconhecido de forma anônima pode ser muito excitante.”
Obviamente os pontos positivos não eliminam os riscos ligados ao sexting, mas a psicóloga atenta para o fato de que a prática pode ser saudável quando envolve pessoas com maturidade e entendimento para consentir e se responsabilizar por seus atos.
“O desafio das interações nestes ambientes recai sobre a nossa responsabilidade. Creio que nunca fomos tão responsáveis por nossos atos e os de outrem como somos atualmente”, finaliza Juliana.
Sobre o SaferNet


Desde 2012, a ONG SaferNet Brasil oferece um serviço gratuito de ajuda e orientação psicológica online para crianças, adolescentes e jovens que estejam vivenciando alguma situação de risco ou perigo na web. Uma equipe de psicólogos especializados faz o acolhimento e orienta as vítimas em como proceder. Tudo é feito online e de forma anônima e segura, através do endereço: www.canaldeajuda.org.br. O serviço é o único do país que promove os Direitos Humanos na Internet, e é reconhecido e autorizado a funcionar pelo Conselho Federal de Psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário